Fungicida inédito para controle do mofo branco é registrado no Brasil

O Ato n° 26 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta quarta-feira (9) no Diário Oficial da União, traz o registro de 64 defensivos agrícolas formulados, ou seja, produtos que efetivamente estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Desses, 12 são de baixo impacto ou de base biológica e um de princípio ativo inédito no Brasil.

Entre os produtos biológicos registrados, quatro deles utilizam microrganismos como o Bacillus thuringiensisTrichoderma asperellumTrichoderma harzianum e Beauveria bassiana para o controle de pragas agrícolas.

Em relação aos produtos químicos, foi registrado um fungicida com ingrediente ativo fenpirazamin inédito no Brasil. Apesar de ser o primeiro registro no país, esse ingrediente ativo já é amplamente utilizado em outros países, como Estados Unidos, Austrália e União Europeia.

“A partir de agora, os produtores brasileiros poderão utilizar esse produto para o controle de mofo branco (Sclerotinia sclerotiorum) nas culturas da batata, feijão, soja e tomate”, explica o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins, Bruno Breitenbach.

Os demais produtos utilizam ingredientes ativos já registrados anteriormente no país. O registro de defensivos genéricos é importante para diminuir a concentração do mercado e aumentar a concorrência, o que resulta em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira.

Todos os produtos registrados foram analisados e aprovados pelos órgãos responsáveis pela saúde, meio ambiente e agricultura, de acordo com critérios científicos e alinhados às melhores práticas internacionais.

PRODUTOS DE CONTROLE BIOLÓGICO – Com o registro desses 12 produtos, já somam 39 os produtos de baixo impacto para o controle de pragas (biopesticidas) registrados no ano de 2021. Em 2020, foram 95 produtos desse tipo registrados, ano recorde.

“Acreditamos que esse recorde será batido novamente, considerando os investimentos e interesse de produtores que temos testemunhado”, destaca Breitenbach.

Atualmente, soma-se um total de 450 produtos de baixo impacto disponíveis para os produtores.

Fonte: Mapa

Últimas notícias

Coops já podem enviar projetos para o PAA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) liberou o sistema para recebimento dos projetos ...

Selo Arte para produtos de abelhas e derivados terá início em outubro

Podem receber o Selo produtos artesanais de abelhas Apis mellifera e de abelhas ...

Você conhece a Doença de Haff? Mapa monitora casos no Brasil

Orientação é que consumidor adquira pescado com selo de inspeção oficial O Ministério ...

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, ...

Bolsonaro veta projeto sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar

Foto: Veja O presidente Jair Bolsonaro vetou um projeto de lei sobre medidas ...