Projeto promove comercialização entre agricultura familiar e supermercados no ES

A agricultora familiar Vera Lúcia Pinheiro cultiva hortaliças, feijão e banana em sua propriedade no município e apresentou interesse em participar do projeto de comercialização

A comercialização de produtos é uma demanda antiga da comunidade rural de Pedro Canário, diagnosticada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A fim de promover melhorias econômicas para as famílias, a equipe do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper do município está desenvolvendo um projeto para que os agricultores familiares façam a venda de seus produtos diretamente a supermercados da cidade. 

O extensionista e coordenador do ELDR, do Incaper de Pedro Canário, Thiago Carvalho, explicou que a renda dos agricultores familiares do município é advinda de políticas públicas destinadas à entrega de alimentos, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Compra Direta de Alimentos (CDA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O objetivo do projeto é aumentar a renda das famílias por meio da comercialização tradicional para supermercados, de maneira que as políticas públicas se tornem um complemento à renda dessas famílias.

Anúncio

O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semag) e os supermercados Locatelli e Linharense. O Incaper e a Semag atuarão na assistência técnica aos produtores e a Prefeitura de Pedro Canário auxiliará na logística de escoamento da produção até os supermercados.

Anúncio

De início, 16 agricultores familiares foram pré-selecionados pelas equipes do Incaper e da prefeitura para participarem do projeto de comercialização para os supermercados. A agricultora familiar Vera Lúcia Pinheiro cultiva hortaliças, feijão e banana em sua propriedade e apresentou interesse em participar do projeto de comercialização. A expectativa é de que mais produtores participem ao decorrer do desenvolvimento do projeto.

“Tivemos boa aceitação do projeto por parte dos parceiros institucionais e dos agricultores. Vamos dar início às visitas nas propriedades para construirmos juntos as soluções de comercialização dos produtos. É bom reiterar que, além dessa vertente de comercialização, estamos trabalhando para fortalecer outras vertentes, como a feira livre, o mercado municipal e o Centro de Comercialização da Agricultura Familiar de Pedro Canário”, ressaltou Thiago Carvalho.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Quase 10 toneladas de café irregular é apreendido em fiscalização a 47 mercados

Foto: Mapa Uma fiscalização realizada em 47 estabelecimentos comerciais resultou na apreensão de ...

Produtos originalmente brasileiros serão os destaques no Connection Experience Terroirs do Brasil

Valorizar os produtos originalmente brasileiros e gerar conexões para novos negócios é o ...

Federação da Agricultura solicita apoio a produtores rurais atingidos pelas chuvas no Espírito Santo

Foto: Helio Filho/Secom-ES A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) ...

Aprovado projeto para levar apoio psicológico às vítimas das chuvas no Espírito Santo

Foto: ALES As recentes e devastadoras chuvas que atingiram o Sul do Espírito ...

Cooperativas realizam campanhas em prol das vítimas das fortes chuvas no Sul do Espírito Santo

Foto: Freepik Junto com a solidariedade às vítimas das fortes chuvas que atingiram ...